Foto área do Ipanema Clube
O Gigante dos Campos Elíseos. Esta é a denominação pela qual o Ipanema ficou conhecido. Localizado em um dos bairros mais tradicionais de Ribeirão Preto, nestes últimos anos, o Ipanema passou por uma grande expansão. Ampliou a sua área e o número de associados. A infraestrutura do clube coloca à disposição dos milhares de associados ótimos espaços de lazer, diversão, alimentação e esporte. Piscinas, quadras, ginásio de esportes, salões de festas, estádio de futebol, quiosques, sauna, academia, restaurante fazem do Ipanema um clube completo. O Gigante dos Campos Elíseos está mais ativo do que nunca. A santa padroeira do clube é Nossa Senhora das Graças. O símbolo do clube é uma foca e as cores são o azul e o branco.
Nossa Senhora das Graças
Padroeira do Ipanema Clube
A história da fundação teve início em 1965, quando um grupo de 51 sócios, liderado pelo engenheiro Homilton Marincek, fundou o Ipanema Clube, nos Campos Elíseos. O nome da entidade foi escolhido em homenagem a uma das mais famosas e belas praias do Rio de Janeiro. Quando foi inaugurado, o Ipanema tinha pouco mais de 9.000 m2 de área. Hoje tem aproximadamente 80.000 m2.
Dr. Homilton Marincek
A primeira obra inaugurada, em novembro de 1967, foi o conjunto aquático, formado por 4 piscinas. No mês seguinte era construído o parque infantil. O primeiro campo de futebol surgiu onde é atualmente o ginásio de bochas. A primeira lanchonete, instalada também em 1968, foi administrada por uma empresa particular.
Em pouco tempo, o Ipanema já demonstrava sua capacidade de crescimento. E, setembro de 1969, a diretoria resolveu adquirir mais 2 alqueires para ampliar o patrimônio. Com um espaço privilegiado, no ano seguinte, era inaugurada a piscina olímpica, que mede 25 X 50 m, além das canchas de bocha, onde agora está instalado o Salão de Festas. Apesar da desapropriação de 1/3 deste espaço pela Prefeitura Municipal, para construção da Via Norte, o Ipanema continuou crescendo.
Só em novembro de 1973, o arrojado salão de 3.000 m2 ficou pronto.
A importância do clube pode ser medida pelas promoções. Um marco no Ipanema é a festa do 1º de maio, Dia do Trabalho, comemorado com muita diversão e competições esportivas.
O 1º presidente do Ipanema Clube foi Lupércio Bertochi, que trabalhou de 1965 a 1973. Nesta fase de estruturações física e social, uma das principais obras foi a construção do primeiro conjunto aquático.
De 1973 a 1975, o Ipanema foi dirigido por José Augusto Schmidt, que promoveu, entre outras obras, a construção do Salão Social, do Ginásio de Bochas e da piscina olímpica.
O 3º dirigente foi Mário Rosa, que esteve à frente do clube de 1975 a 1982. Muitos dos eventos tradicionais do Ipanema foram idealizados neste período. Até 1980, o clube foi administrado por uma Comissão de Construção.
Em 1981, teve início uma fase democrática, com a eleição do primeiro presidente escolhido pelo voto direto dos associados, Salvador Del Lama, que presidiu o clube até 1983.
A partir daí, o Ipanema começou a crescer rapidamente, com a realização de obras importantes. A de maior destaque e orgulho dos sócios foi a construção do ginásio de esportes, erguido entre 1984 e 1986, durante a gestão de Walter Castellucci, 5º presidente do clube. O ginásio, totalmente coberto, tem capacidade para abrigar até 4.000 espectadores sentados.
Construção do Ginásio de Esportes “Dr. Walter Castellucci”
Inauguração do Ginásio de Esportes “Dr. Walter Castellucci”
De 1986 a 1990, a presidência do Ipanema Clube coube a César Frederico Capatto. Foi nesta época que a Prefeitura de Ribeirão Preto desapropriou parte do terreno do Ipanema para construir a Via Norte. O clube passou então por uma reestruturação. O campo de futebol teve que ser refeito e a reforma abriu espaço para a construção da lanchonete, quadra de tênis e do paredão. Foram obras de impacto.
Inauguração da Lanchonete e Solário em 12/04/1988
Diretoria na Inauguração da Lanchonete e Solário
Sra.Wilma Castellucci e Sra. Arlete Capatto
na Inauguração da Lanchonete e Solário
O 7º a presidir foi o advogado Sebastião Roberto de Souza Coimbra, que fez com que o Ipanema entrasse em uma nova fase. Logo no início de sua administração, Coimbra melhorou as condições de trabalho dos funcionários, que passaram a ter convênio médico e odontológico, café da manhã e refeições. Esta decisão acabou com a alta rotatividade de empregados. Dando prosseguimento às obras, Sebastião Coimbra construiu a Academia, Sauna, o salão Vip, com capacidade para receber até 500 pessoas sentadas, em eventos que vão de treinamentos e assembleias empresariais, a festas de casamento e formatura.
Inauguração do Salão Vip e Complexo Academia e Sauna
“Aparecido Balduíno Pontes” no dia 19/12/1997
Aparecido Balduíno Pontes descerrando a faixa de inauguração.
Em 19993, com a aquisição da Chácara Marincek, com 35.000 m2, Sebastião dobrou a área física do clube. Realizava-se assim um antigo sonho dos diretores do clube. A desapropriação pela Prefeitura tinha prejudicado a área esportiva do Ipanema. Por isso, a primeira obra projetada e construída no novo terreno foi o campo de futebol, que leva o nome do então presidente. Terceiro maior de Ribeirão Preto em medidas oficiais, o estádio do Ipanema é palco de grandes campeonatos internos. Pelo projeto inicial, o novo setor seria reservado para a construção de um estádio de futebol, mas além do campo, a diretoria resolveu implantar também a praia do Ipanema, um sucesso absoluto entre os milhares de sócios e visitantes.
Construção do Estádio de Futebol “Dr. Sebastião Roberto de Souza Coimbra”
Em 1994, o clube ganhou a primeira choperia.
Com o trabalho de uma diretoria inovadora, em 1998, o Ipanema Clube tornou-se o pioneiro em Ribeirão Preto, na instalação do sistema de catraca eletrônica para acesso às suas dependências.
O clube oferece estacionamento gratuito, com 750 vagas, sendo muito disputado pelos frequentadores. Conta ainda com o maior salão social da cidade.
A partir de 2006, assumiram a presidência e vice-presidência os empresários Genivaldo Gomes e Ademozar de Carvalho que, até agora, vêm fazendo um excelente trabalho.
Diretoria atual do Ipanema Clube
Obrigado e boa noite.
Observação: discurso proferido no jantar do Conselho Deliberativo, realizado no dia 19/12/2015, no Salão Social do Clube.